SeguranÇa e Monitoramento de Pontes e Viadutos
A AJL Engenharia, empresa baiana sob a nossa responsabilidade técnica, vêm há mais de 30 anos realizando em todo o Brasil e também na América Latina e Angola, monitoramentos de dezenas de estruturas, como pontes e viadutos, prédios especiais, equipamentos da indústria petroquímica, entre outras onde a capacidade portante e a segurança precisem ser estabelecidas.

A prestação dos serviços de Monitoramento, Reforço das Estruturas e o Controle de Cargas nas Rodovias, acarreta inovações tecnológicas que colocarão o Estado na vanguarda desta área. Sabemos da importância que estes serviços representam hoje, principalmente depois de notícias repetidas de desabamentos de pontes aqui e no mundo, além da redução da vida útil dos pavimentos das estradas devido ao excesso de cargas dos veículos.

Durante a obtenção de grau de M. Sc. E. na Universidade do Texas em Austin, USA, monitoramos pela primeira vez, em 1980, o comportamento sob tráfego de pontes da rodovia IH345 em Dallas, Texas.

1. Segurança da Estrutura: Monitoramento e Reforço.

O comportamento das estruturas das pontes e viadutos em relação à sua conservação ou capacidade original e a sua segurança sob as cargas dos veículos, são estabelecidos durante o processo de monitoramento. A otimização de reforços estruturais, como aquele dos conectores, executado na Ponte sobre o Rio Buranhém, na BA-001, Trecho Porto Seguro/Trancoso, permite o "upgrade" da Classe original da maioria das pontes. Este trabalho foi apresentado na Universidade de Stuttgart, Alemanha, em 2001, onde o método de monitoramento e reforço recebeu reconhecimento internacional.

2. Controle de Cargas nas Rodovias: Manutenção e Vida Útil dos Pavimentos.

Outro aspecto relevante é a conservação das rodovias. O excesso de carga dos veículos, um dos fatores primordiais de deterioração dos pavimentos, poderá ser controlado da mesma forma que a velocidade. A aplicação de multas, com a praticidade dos radares, será meio efetivo de educação dos usuários e de manutenção dos custos operacionais.

3. Controle Estatístico da Movimentação de Cargas: Refinamento da Tributação.

O registro em tempo real das cargas dos veículos, durante o seu fluxo normal concomitantemente com sua imagem, de forma semelhante aos radares para controle de velocidade, se traduz em ferramenta estatística para determinação da movimentação de cargas entre as várias regiões produtivas do Estado da Bahia e daquelas entre outros estados da Federação e que utilizam as rodovias e ferrovias baianas. A comparação entre as cargas reais movimentadas e a arrecadação servirá de parâmetro para refinamento do controle fiscal.

O viaduto no Km 15 da BA-535, no município de Camaçarí, foi projetado e construído pela AJL com sensores de controle já instalados. A calibração do sistema e a sua implantação poderão ser realizadas em conjunto com a balança existente no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, nesta mesma rodovia.

Um Programa de Controle de Cargas nas Rodovias e Ferrovias, através do Monitoramento de Pontes e Viadutos, poderá se transformar em ferramenta diferencial a ser utilizada em todo o país.



por Antônio João Leite
Sócio-Diretor da AJL Engenharia